Cidadania portuguesa e espanhola aos judeus sefarditas

Espanha e Portugal anunciaram na semana passada que os judeus descendentes de todos aqueles que foram expulsos dos seus territórios durante o século XV vão ter direito à dupla cidadania. A informação divulgada por ambos governos europeus surpreendeu os judeus espalhaldos pelos mundo inteiro, que agora podem optar por obter o passaporte espanhol ou português, dependendo da procedência dos seus ancestrais.

O número de judeus com raízes europeias, especificamente com antepassados que viveram na península ibérica, supera os 3 milhões só em Israel. Desde os anos 30, os sefarditas já contavam com a possibilidade de solicitar a cidadania, mas deviam negar a sua nacionalidade de origem. A vantagem da atual decisão governamental é que os judeus podem conservar a cidadania que possua e adquirir a europeia.

Os judeus interessados deverão demonstrar, por exemplo, a origem dos seus sobrenomes e, no caso da Espanha, comprovar que conhecem o idioma ladino (judeu-espanhol). A Federación de Comunidades Judías de España disponibilizará um documento que garanta e certifique que as pessoas que desejam obter a dupla cidadania são realmente sefarditas.

Portugal já pediu desculpas ao povo judeu. A Espanha ainda não. Agora são os mouros descendentes daqueles que foram expulsos do território espanhol no século XVII que se sentem excluidos e reclamam os seus direitos perante o governo espanhol. Enquanto isso, tantos e tantos africanos deixam suas vidas e suas ilusões nos mares das costas europeias todos os anos tentando chegar ao outro lado da fronteira. E nós, humanos, quando vamos entender que somos isso, humanos, sem essas caducas barreiras históricas sem sentido? Quem sabe se esse pequeno passo dos governos espanhol e português servirá de exemplo para outras iniciativas parecidas?

About these ads

Deja un comentario

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s