Estômago

Ontem fui ao cinema para ver um filme brasileiro recém chegado à Espanha: “Estômago”, de Marcos Jorge. Na verdade é uma co-produção brasileira e italiana, mas o diretor é brasileiro e os atores também (exceto um que é italiano). Assim, consideramos que o filme é brasileiro.

Surpreendentemente bom. Fiquei sabendo que entraria em cartaz nos cinemas de versão original pela Radio Nacional de España. Os comentários que fizeram acerca da trama foram os melhores possíveis e a curiosidade tomou conta! Tive que conferir pessoalmente e ver como é mesmo um filme premiado quatro vezes (eu disse QUATRO vezes) no Seminci de Valladolid. Os prêmios foram:
– Mejor Película: Espiga de Oro
– Mejor Director
– Mejor Actor
– Premio de la Juventud

E foi assim que anunciaram o filme por aqui: “Una historia nada infantil sobre poder, sexo y gastronomía”. De infantil não tem nada mesmo. A cronologia da trama é bastante interessante, porque à medida que o personagem principal, Raimundo Nonato, representado pelo ator João Miguel, vai contanto sua própria história, temos a oportunidade de viajar entre presente e passado. Uma boa maneira de captar a atenção do público. 1h52 que a gente nem vê passar.

A sinopse publicada pelo Club Renoir foi a seguinte:

“Raimundo Nonato llega a la gran ciudad con la esperanza de alcanzar una vida mejor que le permita, en el mismo día, comer y cenar. Empieza a trabajar en un bar y allí se da cuenta de su talento para la cocina pues, con sus ‘coxinhas’, el local se llena de clientes. Giovanni, dueño de un prestigioso restaurante italiano, le contrata como ayudante de cocina. Nonato descubre la cocina italiana, los sabores y, cómo no, el vino. Nonato ahora tiene una casa, ropa, nuevas relaciones y, sobre todo, el amor de una mujer, Iria, una prostituta de buen apetito, con la que establece un ancestral intercambio de sexo por comida.”

Otra parte que não está na sinopse é o intercâmbio entre comida e respeito na prisão. Mas não vou contar por que Raimundo Nonato é preso. Vale à pena ver o filme e descobrir os segredos dessa condimentada trama brasileira.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s