Mas esses fulanos ainda existem?

Antes não existissem. Nesse ponto, estou totalmente de acordo com um dos jornalistas que apresenta um programa na Radio Nacional Espanhola, que uma vez disse que os jovens neo-nazi não têm a mínima idéia do que é ser um nazista. Não viveram o período da segunda guerra, não sentiram na pele a angústia, a incertidão, o sofrimento, a dor. Não têm nenhuma razão pela qual lutar. Não conhecem seus objetivos e não sabem o que defendem.

Menos mal que no Brasil, com tanta (bio)diversidade, somos um povo bastante tolerante. No geral, claro. Pelo menos eu, pessoalmente, nunca vi pixado num muro uma frase tão violenta como a que vi ontem, quando sai para dar um passeio pelo bairro onde moro, em Madrid. Um neo-nazi havia escrito com grandes e visíveis letras: “Los rumanos todos a la cámara de gas”. No nosso bom e velho português: todos os romenos à câmara de gas.

Está certo que existem muitos imigrantes do leste europeu na Espanha, mas nada justifica uma violência declarada como essa. Os últimos países que entraram na União Européia não são nenhum paraíso. Sofrem com a crise econômica, o desemprego, a corrupção, a desigualdade social, toda essa situação de terceiro mundo que conhecemos bem – embora estejam no primeiro mundo. E a imigração nada mais é que uma tentativa de melhora de vida e uma denúncia de que as coisas, em seus (nossos) países de origem não vão indo muito bem.

Si em vez de pixar o patrimônio público se dedicassem a pensar em soluções para os problemas espanhóis, com certeza esses fulanos neo-nazis dariam uma grande contribuição a este país.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s