“Si eres español… Tú primero”

Seguimos com o tema do nacionalismo. Não fico procurando frases cognitivamente limitadas como esta pelas ruas de Madrid. Elas simplesmeste cruzam o meu caminho e me obrigam a ler algo que realmente não acrescenta nada na minha vida (exceto ao blog!).

Frase do dia: “Si eres español… Tú primero”. Num país cheíssimo de imigrantes como Espanha, creio que esta frase, altamente propagada pela Frente Nacional em outdoors pela província de Madrid não será bem vista. Ah, pelos nacionalistas radicais, sim. Com certeza. São os que apoiam esse tipo de manifestação.

Tá, não sou espanhola. Mas o que diriam dos espanhóis que emigraram a outros países? Na Argentina existe uma colônia imensa de espanhóis e em outros países hispanos também. Vamos ver se soa bem: “Si eres argentino… Tú primero”. Mmmm… Não mesmo!

Uma frase que as pessoas costumam dizer por aqui, principalmente aquelas que já foram vítimas do nacionalismo extremo, é que a melhor forma de curar um nacionalista é fazer com que ele viaje e conheça outros países. E é verdade. Assim deixam de olhar só para o próprio umbigo.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s