Vida de doutoranda: primeira parte

Não é fácil. Tá, isso não é novidade. Mas, por outro lado, é bastante divertida a atividade de investigar. No fim das contas, é um trabalho gratificante (“demanding, challenging and rewarding job” para praticar um pouco de inglês!), quando a gente passa dias e dias procurando um livro ou um artigo que publicaram sobre um tema que a gente precisa ler e, no meio do caminho, vamos encontrando um monte de outros livros e artigos talvez mais interessantes que aqueles que procuramos.

Fazer doutorado é uma decisão que a gente precisa tomar sem pensar muito na trabalheira que isso vai gerar em nossas vidas. Não somos só nós, estudantes, que fazemos doutorado. A família, os amigos, o namorado (ou namorada) também, porque não é sempre que podemos sair para ver um filme, fazer compras, dar um passeio, viajar nos feriados prolongados, etc. Ou seja: doutorado é um sacrifício em conjunto.

Algo muito importante é saber idiomas. Querendo ou não, tem que saber inglês, porque os melhores artigos estão publicados em revistas anglo-saxônicas e não adianta ficar esperando que alguém tenha a boa vontade de traduzi-los, porque não podemos esperar. É uma corrida contra o tempo, senão o tema escolhido fica velho, ultrapassado, vence, mofa. E, enquanto estamos escrevendo a tese, com certeza existirá um monte de gente estudando temas mais atuais que os nossos.

Depois do inglês, vai depender de cada área de estudo. Em comunicação, é importante saber (ou pelo menos ler em) espanhol e francês. De francês não sei absolutamente nada, mas pra ler até que não é tão complicado. Ou seja: temos que nos virar para dar conta de ler muito em muito pouco tempo.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s