Vida de doutoranda: segunda parte

Tem que ler muito. Sim, isso é verdade. Mas ler sobre quê? Mmm… Digamos que essa parte é uma das mais complicadas: definir o tema da tese. Deve ser uma proposta de estudo original. Das duas, uma: ou a gente parte de uma nova perspectiva de um tema bastante estudado, ou procuramos algo pouquíssimo estudado. No primeiro caso, é mais difícil ser original, mas pelo menos encontramos muita bibliografia sobre o assunto. No segundo caso, é muito mais fácil ser original, mas a escassa bibliografia pode ser uma grande limitação para a pesquisa.

A melhor forma de decidir qual vai ser o tema da tese é buscar leituras sobre aquilo que a gente gosta de estudar. No meu caso, gosto de ler coisas sobre comunicação e internet. Então, para definir o tema (que ainda não sei direito qual vai ser!), estou lendo todas as novidades sobre comunicação através da internet, blogs, flogs, etc. São temas relativamente novos, mas já tem muito escrito sobre isso. Copio um trecho daqui, um trecho dali, vou remendando tudo o que tenho, como se fosse uma colcha de retalhos, até que começa a fazer sentido.

Meu orientador foi quem sugeriu que eu fizesse dessa forma, como se fosse escrever um trabalho descritivo, tipo: “como é a comunicação na internet?”. O tema da tese não vai ser esse, mas é só até achar o fio da miada. O orientador exerce um papel fundamental nesse período de decisão e é preciso saber escolher bem o professor que vai nos acompanhar na trajetória do doutorado. Deve ser uma pessoa acessível, que demonstre domínio do tema que a gente gosta e que tenha boa relação com os demais professores e administradores da universidade. Deu pra perceber que não pode ser qualquer pessoa, né? Nesse sentido, tive muita sorte ao escolher um excelente orientador.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s