Totalmente desatualizada

Já sei que ando totalmente desatualizada com relação ao Blog, mas tenho uma boa justificativa. A correria está brava! Ser pesquisadora exige dedicação exclusiva. Quem diz que é perfeitamente possível fazer doutorado e trabalhar ao mesmo tempo, certamente não dorme mais que 4h por noite. Estou num projeto de pesquisa com meu orientador e, além disso, fazendo a minha própria investigação para a tese, que são coisas parecidas, mas, na hora do “vamo ver”, são completamente diferentes.

Para quem estiver pensando em fazer doutorado, como já havia publicado em outro post, deve pensar na possibilidade de um financiamento, ou seja, uma bolsa de estudos. Nem que seja para parte da investigação, mas que tenha tempo para ler, pesquisar, ler, pesquisar, ler, pesquisar e dormir, claro, se não o cérebro não rende!

Graças a Deus, consegui uma bolsa de formação em docência e pesquisa na universidade onde fiz o mestrado. Meu orientador moveu os pauzinhos e, por fim, em setembro, publicaram o edital. Só com o edital não resolveria o problema, porque outras pessoas também podiam pedir a bolsa e, quem sabe, teriam notas melhores que as minhas. Enfim. Estive um mês na incerteza até que, finalmente, publicaram os nomes dos que pediam a bolsa e, por incrível que pareça, fui a única! Não precisei competir com ninguém. Incrível! E eu que sempre estava reclamando, dizendo que nunca ia conseguir uma bolsa, e olha só! Que alegria!

Isso significa dinheirinho, mas também significa bastante trabalho. De segunda a segunda, não faço outra coisa além de estudar, estudar e estudar. Comecei a dar umas aulinhas também, porque faz parte das exigências da bolsa. Cada dia que entro na sala de aula e vejo as carinhas dos alunos, tenho absoluta certeza de que este é o meu caminho. Escolher nosso destino profissional não é nada fácil e às vezes demora muito. ¡Hay que tener paciencia! Paciência é o segredo.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s