Imposto pelo milagre de Santiago

Sabia que os espanhóis tiveram que pagar durante mais de sete séculos um imposto pelo milagre de Santiago Matamoros? A lenda diz que Santiago desceu do céu para ajudar os espanhóis a expulsar os mouros durante a “Batalla de Clavijo”, no ano 844 da nossa era. Justamente por esta façanha mítica e milagrosa, o povo teve que começar a pagar um imposto chamado “voto de Santiago”, que correspondia a uma parte da colheita conseguida.

Pouca gente conhece essa história. Hoje, durante um programa emitido pela Radio Nacional de España, Nieves Concostrina (especialistas em fatos históricos curiosos) explicou como funcionava a cobrança do voto por parte do arcebispado de Santiago de Compostela. A apresentadora do programa, Pepa Fernández, não deixava de perguntar: “como é possível pagar por um mito? pagar por algo que não existiu?”. A falta de informação e/ou cultura dos espanhóis daquela época proporcionou uma quantia infinita de riquezas – com o aval da monarquia, claro – ao arcebispado galego.

A corte de Cádiz (Andaluzia), porém, foi a primeira em questionar a legalidade de tal imposto. Mas, com a chegada ao trono do monarca Fernando VII, tal questionamento foi ignorado e aqueles que já não tinham que pagar pelo famoso voto de Santiago, ai!, tiveram que começar tudo de novo.

Durante vários anos pagando outra vez o bendito imposto, alguém teve o bom senso de retirá-lo. Só até a vinda do ditador Francisco Franco – agora já estamos no século XX, diga-se de passagem -, que recuperou o voto. Mais imposto milagroso outra vez aos cidadãos espanhóis. Nisso ia crescendo o poder e a riqueza do arcebispado de Santiago de Compostela.

Conclusão: até ontem (quase), os agricultores espanhóis tiveram que pagar o voto de Santiago, que entrou para a História como uma das empresas mais rentáveis do mundo. Sim, isso mesmo: empresa. Atualmente, Santiago Matamoros é homenageado em Galícia todos os anos pelo rei da Espanha.

Fim da picada!

2 pensamientos en “Imposto pelo milagre de Santiago

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s