“House hunting” em Madri

Uma das coisas mais difíceis na organização de uma longa viagem a outro país é, sem dúvida, encontrar um lugar para morar. Em Madri, a opção mais prática até agora era contar com o auxílio de algum conhecido para que nos ajudasse a encontrar uma kit-net para alugar ou buscar na Internet os melhores anúncios, nem que fosse para compartir apartamento com gente que não conhecemos, como foi o meu caso. Ah, se em 2007 existisse um serviço de “house hunting”…

Ontem, lendo outra vez o jornal El Mundo (é que a versão impressa é gratuita na universidade), qual foi a minha surpresa? Sim! Agora Madri já tem esse serviço. O “house hunter” é um jovem franco-britânico chamado Pierre-Alban Waters. Aos 28 anos, ele abriu a empresa Moving2Madrid, que também tem página no Facebook. Sua filosofia de trabalho é bem interessante:

We are not “seller” agents – we are on your side, and have been through this personally before as we are all foreigners.

Ninguém melhor para entender as necessidades de um imigrante que outro imigrante. Sua equipe trabalha com compra-venda e também com aluguel. Depende da intenção e das prioridades do cliente.

Devo confessar que a parte dessa história que mais me emocionou foi quando descobri que eles ajudam os imigrantes com a papelada. Isso é realmente fantástico. Não sou capaz de imaginar a qualidade de vida que eu poderia ter experimentado se alguém tivesse me orientado para conseguir o “Número de Identidad de Extranjero”, o famoso NIE. O sinuoso, incerto e tenebroso caminho para consegui-lo está descrito aqui no blog (A saga do NIE). Terrível…

Agora está mais fácil vir morar na Espanha, principalmente em Madri. Contar com a boa vontade dos conhecidos é sempre uma alternativa, mas não convém abusar. Ainda mais quando já existe no mercado um serviço específico para estrangeiros. Boa notícia!

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s