SERVEMPLEO e as aulas para os desempregados na Espanha

Sexta-feira passada, às 14:25, recebi um SMS de um tal “SERVEMPLEO” com uma espécie de intimação. Sim, na prática é uma intimação, porque dizia que eu tinha que ir hoje, às 11:30, à “Oficina de Empleo” para uma aula. Isso significa que se eu não vou, mesmo sabendo que essa aula não ia ter nenhuma utilidade, já não tenho direito ao seguro desemprego. Falei que era intimação, né? Pois é.

Não pude evitar buscar a palavra “SERVEMPLEO” em Google, para saber se havia alguma informação relacionada com as tais aulas na “Oficina de Empleo” e pelo jeito não fui a única. Como são tantos os desempregados na Espanha, foi fácil encontrar toda a variedade de mensagens que o tal “SERVEMPLEO” manda pelo celular para intimar as pessoas a comparecer aos distintos cursos e aulas que organizam.

Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014. Às 11:30, uma das pessoas que atendem na área de informação da “Oficina de Empleo” se levanta da sua mesa de funcionária acomodada e mau humorada e pergunta: “quem está aqui porque recebeu um SMS do SERVEMPLEO?”. Éramos umas 15 pessoas, todas mulheres (um dado curioso). Tivemos que segui-la uns dez metros e entramos numa salinha minúscula, com paredes de vidro fosco.

Depois da lista de chamada, a funcionária-professora nos disse que estávamos obrigadas a ir às aulas, porque assinamos um compromisso com o Estado de fazer tudo o que for possível para encontrar trabalho. Isso significa que logo, logo receberemos outro SMS do “SERVEMPLEO” para outra aula tão útil como a de hoje, que era sobre como usar o “portal de empleo de la Comunidad de Madrid“. Quer dizer: como entrar na Internet e, dentro da Internet, como entrar numa página concreta.

O mais interessante da aula foi a dica que a senhora nada amável nos deu para encontrar trabalho. Ela explicou que os profissionais espanhóis estão muito bem valorizados fora da Espanha. Por isso, a melhor opção é buscar trabalho fora do país. Que solução mais inteligente! Como não pensei nisso antes? Essa é mesmo uma ótima estratégia para diminuir o número de desempregados de um país. Quem sabe é esse o plano do Rajoy para melhorar a imagem e a credibilidade econômica da Espanha? Mas o que o Rajoy não sabe é que essas pseudo-aulas são muito mais reveladoras que uma simples visita a uma página web qualquer. Cuidado, Rajoy!

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s