A calçada da discórdia

Pedra portugesa em solo lisboano

Pedra portugesa em solo lisboano

Bastou dizer que uma das calçadas mais famosas do mundo pode ser substituída por outras mais acessíveis e seguras para acender a chama da polêmica. Se trata da pedra ou calçada portuguesa, aquela tão típica de Portugal e das suas colônias (do Brasil também, claro). A prefeitura de Lisboa quer renovar os passeios da capital trocando as pedrinhas quadradas por outro tipo de pavimento, principalmente nas áreas mais transitadas da cidade. O problema é que aqueles típicos mosaicos que enfeitam o solo português já fazem parte da identidade, do interesse turístico e da cultura desse país.

Para muitos cidadãos, a calçada portuguesa deveria ser considerada patrimônio da humanidade (como o fado). Porém, a lista de problemas provocados pelas pedras cada vez aumenta mais:

  • os sapatos de salto alto são vítimas habituais dos pequenos espaços entre as pedrinhas;
  • em dias de chuva, o solo fica muito escorregadio;
  • nas ruas inclinadas, não é preciso chuva para escorregar, porque a pedra polida é muito traiçoeira;
  • a falta de manutenção provoca imensos buracos na calçada, que podem ser perigosos tanto para os pedestres, quanto para as cadeiras de rodas e os carrinhos de bebê.
Praça do Rossio

Praça do Rossio

A intenção da prefeitura é terminar todas as obras até 2017, mas a intenção de muitos portugueses é conseguir 5.000 firmas para impedir a realização dessas obras. Já conseguiram a metade. Em qualquer caso, se você pretende viajar a Lisboa e quer que a calçada portuguesa apareça nas suas fotos, é melhor já ir fazendo as malas. Pode ser que num futuro próximo, a Praça do Rossio e outros tantos pontos turísticos empedrados pelos conhecidos mosaicos desapareçam do mapa e fiquem só mesmo na nossa memória.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s