Eleições europeias em pleno clima de tensão na Espanha e na Europa

cartel_elecciones_europeasHoje os países da União Europeia elegem os deputados representantes de cada país no Parlamento Europeu. Na Espanha o voto não é obrigatório, nem nas suas próprias eleições, nem nas eleições europeias. Este ano, 45,7% dos espanhóis exerceram o direito de votar, oito décimos mais que nas eleições anteriores.

Esse evento de grande importância na Europa talvez acabe refletindo o clima tenso que estão protagonizando os políticos e os cidadãos na Espanha ultimamente. O assassinato da presidente da Diputación de León (a Diputación é como a Assembleia Legislativa), Isabel Carrasco, foi a gota d’água. Não se sabe se por vingança, já que a assassina confessa disse que a ideia de cometer o crime surgiu quando sua filha foi despedida pela presidente depois de muitos anos trabalhando e colaborando com ela.

papeletas_elecciones_europeasComo se não bastasse, a partir do assassinato da também presidente do Partido Popular de Leão, as redes sociais ferveram de comentários a favor da atitude da “justiceira”. Foi então quando o governo deu a cara e disse que todas as mensagens ameaçadoras seriam investigadas. Um jovem de 19 anos, por exemplo, foi preso no dia 15 de maio, três dias depois do triste acontecimento, por pedir no Twitter que a matança continue.

Mas esse clima de tensão não é exclusividade da Espanha. A Europa está vivendo um perigoso período de resgate dos movimentos de extrema direita, também presente nas redes sociais, onde as mensagens semitófobas estão proliferando como um vírus potente e mortal. O problema é que isso não fica só nas redes sociais. Marine Le Pen está arrasando na França com as suas ideias radicais, assim como tantos outros políticos de extrema direita do Reino Unido, Alemanha, Áustria e Grécia. Será só um efeito colateral da crise econômica?

Un pensamiento en “Eleições europeias em pleno clima de tensão na Espanha e na Europa

  1. Pingback: Será o fim da hegemonia bipartidarista na Espanha? | Tomando novos rumos

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s