Pamplona: muito mais que “Sanfermines”

Um parque em Pamplona

Um parque em Pamplona

Pamplona, mundialmente famosa pelas suas festas de São Firmino que se celebram entre os dias 7 e 14 de julho e que imortalizara na sua novela “Festa” o escritor estadunidense Enerst Hemingway, é uma cidade do norte da Espanha, capital da província e Comunidade Foral de Navarra.

Uma das primeiras coisas que chama a atenção dos visitantes é a organização e a limpeza das ruas e principalmente o tamanho e a beleza dos seus parques e jardins públicos. Alguns deles foram criados a partir das esplêndidas e bem conservadas construções defensivas que, repartidas por diversas áreas da cidade, fizeram parte, na sua época (séculos XVI-XIX), de um extraordinário conjunto defensivo (muralhas, cidadela, baluartes…) pensado para suportar assédios com ataques de artilharia. Alguns exemplos representativos desse tipo de construções são: La Ciudadela” e “La Taconera.

Igreja de São Firmino de Aldapa

Igreja de São Firmino de Aldapa

Do ponto de vista gastronómico, Pamplona possui diversos restaurantes e bares onde o turista pode saborear as especialidades culinárias da região, à base de verduras e outros produtos da província. Uma boa opção seria passear pelas tavernas tradicionais da “Calle Estafeta” e arredores. O visitante encontrará uma grande variedade de deliciosos tira-gostos e vinhos da terra (Navarra produz excelentes vinhos rosés e alguns tintos interessantes). Outro lugar que vale à pena conhecer é a “Plaza del Castillo”, uma típica “plaza mayor” com um grande espaço retangular em cujos pórticos estão localizados alguns dos restaurantes, bares e cafés mais clássicos da cidade.

É imprescindível dar uma volta pela cidade velha e desfrutar das ruas e de algumas vistas panorâmicas da cidade, do rio Arga e da paisagem circundante. As vistas que podem ser contempladas na cercania da “Iglesia de San Fermín de Aldapa” são preciosas. Alguns exemplos de construções tradicionais também compõem esse ambiente.

Detalhe de uma construção tradicional

Detalhe de uma construção tradicional

Definitivamente, Pamplona é uma cidade bonita, aconchegante, com muitos parques e com umas dimensões que permitem passear, em um dia, por todas as áreas de interesse e que merecem uma visita fora das datas movimentadas de “Sanfermines” para desfrutar plenamente o charme e a tranquilidade desse lugar.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s