Menos vitimismo e mais ação

Um dia desses, dando um passeio pelo bairro onde eu moro, vi essa mensagem pichada no muro de um estádio de futebol. Em português seria mais ou menos assim: “Nem vítimas, nem passivas. Mulheres combativas”. Não pude evitar lembrar de um texto que publiquei aqui no blog sobre a tendência ao vitimismo que a sociedade trata de reforçar em cada aniversário de uma catástrofe ou barbárie.

Entendo que essa frase escrita no muro de um estádio de futebol tem uma forte conotação feminista. Também devo dizer que o movimento feminista não me convence, porque acaba sendo contraproducente. Penso que cada pessoa deve ser valorizada na sociedade ou no mercado de trabalho não pelo seu sexo, mas pelos seus próprios méritos. E não estou de acordo com a necessidade de colocar uma letra “a” depois de cada palavra masculina para elaborar um discurso politicamente correto. Não me sinto menos mulher nem menos importante se alguém se refere aos cidadãos e não aos cidadãos e às cidadãs. Às vezes acho que vemos problemas onde não existem.

Mas, enfim, não queria falar de feminismo no post de hoje. Simplesmente queria dizer que fico feliz quando vejo manifestações de força e coragem em vez do eterno vitimismo social e da atitude populista e paternalista do governo. O interessante é que esse mesmo muro já foi pichado várias vezes e, no dia seguinte, o estádio já providenciava a tinta bege para pintá-lo. Dessa vez, a mensagem continua lá, quase dois meses depois de ser escrita. Apagá-la não seria politicamente correto?

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s