O que significa genocídio?

genocidioProcurei a palavra “genocídio” no dicionário Michaelis e encontrei a seguinte definição de acordo com a Sociologia:

Delito contra a humanidade, definido pela ONU. Consiste no emprego deliberado da força, visando ao extermínio ou à desintegração de grupos humanos, por motivos raciais, religiosos, políticos etc.

Certo. Porém, não sou capaz de entender por que os humanos são contemplados numa definição que, tão cruelmente, não inclui outros seres vivos que lutam todos os dias por defender seus territórios e conservar suas vidas. Por que os humanos são mais importantes que as outras espécies?

Proponho uma definição mais justa, que atribua a devida importância aos demais habitantes da Terra. Fica até mais simples: delito contra os seres humanos e os outros animais devido ao emprego deliberado da força, visando o seu extermínio ou desintegração.

Parece que a gente se esquece disso, mas não somos os únicos moradores deste imenso planeta, nem somos imprescindíveis para o seu funcionamento. Somos simplesmente vizinhos de tantas outras espécies. É preciso saber compartilhar o mesmo espaço, porque esta é a nossa casa. Todos merecem ser respeitados. Todos merecem viver com dignidade.

2 pensamientos en “O que significa genocídio?

  1. Precisamos ter um olhar mais abrangente,somos produto de todas as coisas que estão ao nosso em torno,portanto não podemos fazer uma definição pontual a um grupo,todas as espécies devem ter o mesmo enfoque ,o mesmo olhar e o respeito no grupo a que pertence.

    Me gusta

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s