Uma encíclica ecológica

contaminaçao ambiental por industriasO papa Francisco divulgou hoje a encíclica Laudato si (Louvado sejas) com uma mensagem franca e aberta contra o comportamento “suicida” dos seres humanos. O líder da igreja católica, criticando duramente àqueles que detêm o poder econômico mundial, sublinhou a necessidade urgente de uma enorme “conversão ecológica”.

Como uma tentativa desesperada de parar os crimes contra a natureza, a encíclica reflete o lado mais perverso da associação entre o meio ambiente e a economia. O documento destaca, entre outras questões, a consequência da especulação, que transformou o planeta em um objeto para leiloar.

O papa tachou de insustentável o modo de vida atual, o que exige uma “mudança radical no comportamento da humanidade”. Suas palavras foram captadas por uma série de meios de comunicação internacionais, alguns dos quais já tinham adiantado, na segunda-feira, o conteúdo da encíclica devido a uma fuga de informação.

Mas não só a fuga de informação feita por um semanário italiano chamou a atenção do mundo inteiro a respeito do conteúdo do documento. A intenção das grandes empresas – indústrias petrolíferas norte-americanas sobretudo – de minimizar a importância das pesquisas plasmadas na encíclica acabaram por publicitar ainda mais o evento.

Independentemente de credos e religiões, a mudança climática é um fato comprovado e a atividade humana sobre a natureza nos últimos dois séculos tem contribuído para que a vida na Terra tenha uma data de validade próxima do vencimento. A maior parte da centena de milhões de toneladas de resíduos produzidos pelos seres humanos todo ano nem é biodegradável, nem é reciclada da forma correta.

Como já publicamos aqui no blog, os oceanos se transformaram em imensos depósitos de lixo, principalmente de plástico. Produtos tóxicos e perigosos são despejados nos rios e mares sem nenhum tratamento prévio enquanto as patentes das energias limpas e renováveis são compradas e silenciadas pelas grandes multinacionais que vivem apenas o “aqui e agora”. Mas o que é o amanhã para aqueles que se comportam como suicidas?

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s