Quantas árvores existem no mundo?

desmatamento

Até hoje, as possíveis respostas a essa pergunta eram formuladas a partir de especulações ou estimativas vagas com base em imagens oferecidas pelos satélites ou em cálculos aproximados. A partir de agora, graças a um estudo realizado por um grupo de pesquisadores de diversos países, é possível falar de uma cifra concreta: o planeta Terra tem cerca de 3.040.000.000.000 de árvores, o que representa uma média de 422 árvores por pessoa.

Com os resultados do estudo, foi possível criar o primeiro mapa de densidade das florestas em escala global. O mapa que ilustra o artigo publicado na revista Nature mostra as áreas com maior densidade de árvores, localizadas nas selvas tropicais e subtropicais, e as áreas onde o desenvolvimento agrícola e urbano fez sentir seus efeitos, reduzindo drasticamente a densidade dos bosques, como no caso do continente europeu.

Uma das conclusões mais importantes do estudo está relacionada ao desmatamento e às suas consequências. Os pesquisadores afirmam que mais de 15 bilhões de árvores são cortadas a cada ano, o que significa que em 300 anos as árvores desaparecerão do planeta.

Desde a chegada da civilização, a quantidade de árvores no mundo reduziu quase pela metade. Os cientistas alertam que se a destruição do meio ambiente continuar no ritmo atual, a vida na Terra está com os dias contados.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s